
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
"Português Maltratado"

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
República no 16 de Fevereiro
Como 2009 é ano de Bienal em Cerveira é de realçar o sucesso deste evento, evento este que é feito por artistas e para artistas e que sobrevive graças aos forasteiros que visitam o nosso concelho, uma vez que os visitantes da Bienal são, na sua grande maioria, de fora do concelho, sendo que apenas 5% são Cerveirenses.
Vila Nova de Cerveira conta com 5 edifícios que estão integrados na Bienal de Arte. Todos eles albergam exposições durante o ano e não só nos meses de Bienal. Recentemente a Bienal passou a contar com mais um edifício que a câmara de Cerveira abdicou. Trata-se do antigo edifício da Pousada de Juventude.
Na antiga pousada situada no largo 16 de Fevereiro (actualmente praça 15 de Fevereiro), funciona uma república – a República das Artes. O edifício, agora com “cara lavada”, pretende servir de albergue a novos artistas ou estudantes da Escola Superior Gallaecia. Uma grande ideia para evitar que alguns prédios na Vila das Artes venham a cair no abandono.
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009
Crise à nossa moda...
Em Cerveira existe uma empresa que revolucionou a Vila, trata-se de uma empresa de limpezas e Jardins que está a ter grande expansão no nosso concelho e que emprega um grande número de pessoas.
Neste momento todos, ou a maioria dos trabalhos de limpeza de valetas das estradas nacionais do nosso concelho e não só, estão a cargo da dita empresa, assim como alguns ajardinamentos da vila.
O que é facto é que os dinheiros públicos continuam a ser muito mal gastos. Ora vejam: no outro dia tive de me deslocar ao centro de saúde e verifiquei que mesmo lá a limpeza está a cargo da tal empresa. Foi engraçado constatar que as auxiliares do centro estavam no guiçhé do SAP a "devorar" revistas e na conversa, enquanto uma senhora com uma bata pertencente à empresa fazia a limpeza do corredor da urgência.
Porque será que tentam "impingir" serviços desta empresa em locais onde já existem pessoas destacadas para o fazer?
Em suma, é bom constatar que a crise económica mundial ainda não chegou a Vila Nova de Cerveira...