quinta-feira, 5 de julho de 2012

"De uma vez por todas"


Carpinteira reúne com DGTF para arrumar processo da Pousada D. Dinis

Com o objetivo de encerrar "de uma vez por todas" o caso que envolve o encerramento da Pousada D. Dinis e o seu futuro, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira tem mais uma reunião com a Direção-Geral de Tesouro e Finanças, agendada para segunda-feira.

José Manuel Carpinteira acredita que este pode ser o último encontro, do qual resulte uma solução definitiva para aquele espaço.

O autarca espera que o Estado seja sensível à proposta de passar a gestão do equipamento para a autarquia, a custo zero, para depois se proceder a uma nova utilização, dado que já existem vestígios de alguma degradação.

Recorde-se que desde o encerramento da Pousada D. Dinis, em Maio de 2008, aquele espaço da época medieval, localizado em pleno coração da vila, não tem registado tanta procura por parte de turistas, uma situação que está a preocupar a população.

O objetivo do município cerveirense passa agora por transformar a Pousada D. Dinis, totalmente fechada há quase quatro anos e construída pela adaptação do secular castelo da localidade, num "espaço aberto à comunidade", com gestão municipal que pode incluir "exposições culturais e até alojamento", mas também com privados, para explorarem um bar e o restaurante.

Além do interesse na recuperação e conservação do imóvel, cujas obras, durante o período de concessão, serão realizadas pelo município com recurso a fundos comunitários, José Manuel Carpinteira pretende assumir a gestão para permitir o acesso público ao castelo da vila, limitado desde o encerramento da pousada.

A gestão de todo aquele património pode vir a ficar nas mãos do executivo municipal durante 20 ou 30 anos, sendo que continuará a ser propriedade do Estado.


In - "Rádio Vale do Minho" - 5 de Julho de 2012



Até lá, sempre vai servindo de galinheiro...

 

Sem comentários: